Blog Novidades, matérias e informações para você.
Doação de Sangue
Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue e por isso vamos aproveitar para falar do junho Vermelho que estimula a doação de sangue que pode salvar vidas.
Campanha deste ano
A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, tem o intuito de sensibilizar a população em prol dessa causa e de agradecer àqueles que doam um pouco de si para salvar vidas. O tema da campanha deste ano é “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”, uma referência aos pacientes que precisam de transfusão de sangue por toda a vida.
Critérios básicos para doação
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto).
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas).
Condições
Para doar sangue, é necessário que o usuário esteja em boas condições de saúde, não esteja tomando medicamentos como antibióticos, não esteja com febre ou com sintomas de infecção.
Situação de estoques de sangue
Quem quiser ter uma ideia da posição diária de bancos de sangue que atendem a população pode acessar, por exemplo, a Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. https://www.prosangue.sp.gov.br/home/