Blog Novidades, matérias e informações para você.
As vantagens do aleitamento materno para filhos e mães
Os primeiros sete dias do mês são marcados pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, que busca conscientizar sobre a importância da amamentação. Os momentos em que a mãe dá de mamar ao bebê são considerados “horas de ouro” – daí o nome.
Todo mundo já ouviu falar dele e sabe que ele é o melhor alimento que um recém-nascido pode receber. Mas o que é exatamente o leite materno?
A questão é mais complicada do que parece. Sabe-se que grande parte dele é água, especialmente no início da mamada. À medida que o bebê mama, o leite vai se tornando cada vez mais gorduroso. E, além de água e gordura, a receita leva vitaminas, açúcares, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, células-tronco e até microRNA.
Isso vai influenciar os futuros de jovens que foram privilegiados com a amamentação, que terão melhores desempenhos na escolaridade e em suas rendas potenciais. E também a saúde de mães que amamentaram. É o que afirmam estudos realizados por pesquisadores, como o epidemiologista Cesar Victora, professor emérito da Universidade Federal de Pelotas, UFPel, RS, e American Institute for Cancer Research,
A ciência vem mostrando que a amamentação é benéfica também para as mães, que ficam mais protegidas contra o câncer de ovário e de mama. A cada ano que a mulher amamenta o risco de que venha a desenvolver câncer de mama cai 6%. Além disso, amamentar ajuda a recuperar o peso pré-gestação e também facilita a superação da depressão pós-parto, afirma a pediatra Honorina de Almeida. Conhecida como dra. Nina, ela é uma das fundadoras da Casa Curumim, espaço especializado em aleitamento materno em São Paulo, que presta atendimento a famílias que precisam de um suporte extra para viabilizar a amamentação.
Fontes: super.abril.com.br; ministério da saúde