Blog Novidades, matérias e informações para você.
Outubro Rosa
Outubro é conhecido mundialmente como o mês da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo de câncer que ocorre com mais frequência na mulher brasileira.
Como perceber a doença
O sintoma mais fácil é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um médico de confiança.
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores podem ocasionar o desenvolvimento da doença como: envelhecimento, histórico da vida reprodutiva e sexual da mulher, histórico familiar de câncer de mama, excesso de consumo de álcool e cigarro, excesso de peso, pouca atividade física e exposição à radiação ionizante.
Diagnóstico precoce
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar seu médico para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Mulheres, entre 50 e 69 anos, devem fazer a cada dois anos uma mamografia, que é o principal método para o rastreamento da doença.
Fazer mamografia
A mamografia é um exame muito simples, através de um raio-X da mama, que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. Cerca de 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
O autoexame pode prevenir a doença
Muito importante, o exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente seu médico de confiança.
Cuidados que mantém a saúde
Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer de mama.
Fontes: Blog da Saúde, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva