Blog Novidades, matérias e informações para você.
A importância do aleitamento materno para a saúde e o futuro
O Agosto Dourado é um mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, simbolizado pela cor dourada, que representa o “padrão ouro” de qualidade do leite materno. Durante todo o mês, diversas ações buscam informar e mobilizar a sociedade sobre os benefícios da amamentação, não apenas para o bebê e a mãe, mas para toda a comunidade. O leite materno é um alimento completo, que supre todas as necessidades nutricionais nos primeiros meses de vida e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
No Brasil, segundo dados do UNICEF de 2024, apenas 45% dos bebês com menos de 6 meses recebem amamentação exclusiva — ou seja, sem qualquer outro alimento ou líquido, nem mesmo água. Esse índice está abaixo da meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo próprio UNICEF, que orientam amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e continuada até 2 anos ou mais, com introdução gradual de outros alimentos. A adoção plena dessa prática poderia evitar, globalmente, mais de 500 mil mortes de crianças e mais de 100 mil mortes de mulheres por câncer de mama todos os anos.
Além de proteger a saúde do bebê contra infecções e doenças crônicas, a amamentação também traz benefícios importantes para a mãe, como a redução do risco de câncer de mama e ovário, auxílio na perda de peso pós-parto e fortalecimento do vínculo afetivo com o filho. No contexto social, o aleitamento materno é uma ferramenta de prevenção em saúde pública, reduzindo a mortalidade infantil e os custos com tratamentos. A campanha também aborda questões como apoio à amamentação no mercado de trabalho e incentivo à doação de leite materno para ajudar bebês prematuros ou com baixo peso.
Assim como na proteção à saúde por meio de seguros, o apoio à amamentação é um investimento no futuro. É um ato que promove bem-estar, previne riscos e garante mais segurança para o desenvolvimento das próximas gerações.