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POSTURA CORRETA NA HORA DE DORMIR PROMOVE  BENEFÍCIOS À SAÚDE
10 Jan

POSTURA CORRETA NA HORA DE DORMIR PROMOVE BENEFÍCIOS À SAÚDE

A hora de dormir é talvez uma das horas mais esperadas do nosso dia.

Além de promover o descanso e relaxamento, uma boa noite de sono também pode ajudar a controlar problemas de hipertensão, diabetes, diminuir riscos de doenças cardiovasculares e ainda prevenir a obesidade e depressão.
Um sono tranquilo e regulado nos faz acordar mais dispostos, melhora o humor durante o dia, favorece nosso desempenho físico e contribui na performance das nossas atividades durante o trabalho e estudos.
COMO GARANTIR OS BENEFÍCIOS
A única forma de garantir todos esses benefícios proporcionados pelo sono é dormir na posição correta. Isso não apenas contribuirá para o seu relaxamento, como ainda irá ajudar na sua saúde em diversos aspectos.
Uma posição incorreta na hora de dormir ainda pode gerar dores nas articulações e músculos. “Acordar com dor é um sinal de que a noite foi mal aproveitada e que devemos nos preocupar com a nossa postura, colchão e travesseiro”, destaca o fisioterapeuta especialista em reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas, André Nogueira.
POSIÇÕES IDEAIS PARA DORMIR
1) Usar outro travesseiro. O especialista indica a melhor forma de aliviar a sobrecarga da coluna que fica presente nos discos intervertebrais durante o sono: dormir com um travesseiro entre as pernas.
Além de fazer bem para a coluna e demais problemas de saúde, o método também é uma forma de proporcionar um maior relaxamento durante o período em que você está deitado.
2) Altura dos travesseiro. “Também é importante se atentar a altura do travesseiro que usamos para apoiar a cabeça. O ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada”, ressalta Nogueira.
3) Posição dos braços. Não apenas as pernas e a posição da coluna; é preciso também ficar bastante atento à posição dos braços enquanto dormimos. Colocá-los apoiando a cabeça é uma péssima maneira de dormir e pode acarretar em sérios danos, principalmente na articulação dos seus ombros.
4) Mudança de posição. Evite também mudar de posição de forma brusca no período de sono. Segundo o profissional, esse ato pode gerar desconforto. “Como estamos relaxados, nossos músculos não estão preparados para agir normalmente, podendo ocasionar dores ao acordar”.

(Fonte: R7 saude)