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COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS
06 Dez

COMO CONTROLAR O COLESTEROL ALTO COM ALIMENTOS SAUDÁVEIS

A solução para o colesterol alto não se concentra nas pílulas. Aprenda a montar pratos saudáveis e fique longe ou menos dependente da farmácia.
Associar hábitos alimentares saudáveis à prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. 
ALIMENTOS AMIGOS
PEIXES: excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. 
AVEIA: além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol). 
OLEAGINOSAS: nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e prevenir doenças coronárias, além de diversos tipos de câncer. Além da arginina, que atua como importante vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolvimento de doenças do coração.
CHOCOLATE AMARGO: o chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta, porque é rico em flavonóides (substâncias que diminuem o LDL). 
AZEITE: é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, reduzindo a taxa glicêmica. É também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina E.
ALCACHOFRA: tem fibras resistentes à ação de enzimas e por isso apresentam muitas vantagens, entre as quais: diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos ; redução do risco de obesidade e diabetes, fatores de risco para a saúde do coração
LARANJA: não é boa só para gripes e resfriados. contém flavonoides, substâncias antioxidantes que diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.
VINHO: a ingestão moderada da bebida (uma a duas doses por dia) promove elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, colesterol bom. Os flavanoides presentes na bebida possuem propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.
LINHAÇA: A semente é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, por isso, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, e evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom). 
CANELA: consumir meia colher de sopa por dia é recomendável pela ação dos antioxidantes presentes nela.
SOJA: além de ajudar a controlar problemas hormonais para as mulheres que estão na menopausa, a soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração..
CHÁ: principalmente o chá verde, pois os flavonoides, encontrados nesse tipo de chá, funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também podem proteger contra a formação de coágulos, que são as principais causas de ataques do coração.
(Fonte: www.minhavida,com.br;  Ana Maria Figueiredo Ramos, nutricionista da Unifesp)